Login Sign up
Carrinho 0

Tartarugas em Cancun

Na segunda visita a Cancun com minha familia tive o privilégio de assistir a um dos fenômenos mais encantadores da natureza: a continuação da vida... as tartarugas mães durante a noite procuram lugares seguros na areia das praias para colocar seus ovos.

O Park Royal Cancun Resort é um dos hotéis que apóiam o projeto  “Conservação e Proteção das Tartarugas Marinhas”. Biólogos, técnicos e voluntários do projeto rondam as areias da praia durante a noite, de olho nas tartarugas que vão enterrar seus ovos até a eclosão, 50 a 60 dias depois.

O trabalho deste pessoal é retirar os ovos da areia, contar e enterrar num espaço protegido, e acompanhar até as tartaruguinhas eclodirem dos ovos devolvendo-as para o mar com segurança, evitando assim que sirvam de alimentos para predadores durante o longo percurso da areia até a água. As tartarugas mais vistas nas praias de Cancun são as Tartarugas Brancas, cada uma coloca em torno de 100 a 150 ovos. 

Este fenômeno ocorre  entre os meses de  Maio a Outubro, período de alta temporada, onde os resorts estão lotados, mas que incentivam os clientes a participarem de modo consciente desta experiência inesquecível.

Nós como turistas podemos participar ajudando no trabalho destes técnicos: idenficando as tartarugas que estão pondo seus ovos, de forma silenciosa e sem acender luzes ou tirar fotos com flash nos nossos celulares, e avisando aos funcionários onde elas estão. O barulho e a luz deixam as tartarugas inseguras e a fazem retornar para a água, atrapalhando o momento de colocação dos ovos nos ninhos. 

A desova das tartarugas mães dura em torno de 1 hora, desde o momento que ela procura um lugar seguro para fazer o ninho, a escavação do buraco, a desova, o aterro do buraco em círculo para não deixar pistas de onde os ovos foram enterrados, e aí ela fica exausta com toda essas atividades, até a volta para o mar em segurança.

A minha dica para você que está indo pra Cancun neste período é que acompanhe de pertinho e em silêncio a tartaruga pôr seus ovos e quem sabe de manhã você consiga também soltar no mar aquelas que já nasceram! Mas faça isso com a permissão dos funcionários ou técnicos do projeto.



Comente

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados